sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Desabafo

Nasci no Rio de Janeiro, é minha cidade, mas escolhi viver em Provetá. Amo esse lugar, essa praia linda, esse mar... Quando ando na praia ou saio para caminhar no fim da tarde sempre tenho o mesmo pensamento: "Como Deus foi generoso com esse lugar!" Mas, infelizmente, o povo não dá o devido valor ao lugar que vive.
Estava navegando na internet e descobri uma revista chamada Destinos falando sobre a Praia do Aventureiro que, por sinal, também é muito bonita. Fiquei boquiaberta quando vi que o Aventureiro está muito organizado como comunidade. Eles tem uma Associação de Moradores ativa, um blog onde se encontra a descrição do lugar em português e inglês, um resumo ilustrado, etc. Pena não estar atualizado, a ultima postagem foi do início de outubro, mas é compreensível. E eu cantando vitória porque consegui ter internet em casa! Eles não tem energia elétrica, telefone fixo, entre aspas (bem entre aspas mesmo!) "estão em desvantagem" em relação a Provetá em muitas coisas. E nós aqui reclamando da vida?!
Está faltando pro povo de Provetá um pouco (digo, um montão!) de amor próprio (respeito próprio), parar de reclamar e pôr as mãos na massa. Temos as ferramentas necessárias pra "andar pra frente" e não usamos, sabe por que? Porque o lema de Provetá é: "Farinha pouca, meu pirão primeiro!"
Temos que pensar no coletivo porque enquanto vivermos no egoísmo nada vai funcionar aqui. Temos que cobrar de que é de direito, mas cobrar com setido de colaboração, querendo ver dar certo e não condenando antes de acontecer. Temos que parar de baixar a cabeça para a falta de transporte, falta de saneamento, falta de luz, de telefone, de respeito!!!

Chega de ficar com esse grito entalado na garganta, chega do "sentimento" de revolta, rebelar-se nem sempre é para o mal. Quero ver Provetá daqui a alguns anos e sentir orgulho e não dizer que "melhorou um pouquinho né?"


2 comentários:

  1. Concordo com você! Me vi em seu desabafo. Pelo visto não mudou muita coisa da época que morei aí. A mesma mentalidade venha a nós tudo (porque somos os "escolhidos") e ao vosso reino nada.
    O Aventureiro sempre foi mais "organizado" do que Provetá, apesar de toda privação. O senso de comunidade é muito grande, eles têm a consciência do coletivo, de união, de que ninguém cresce e chega a algum lugar sozinho.
    Fazem da dificuldade uma aliada, sem falar da hospitalidade que é 10.
    Infelizmente essa mentalidade não vai mudar, principalmente nos mais velhos.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!!!! Mas é isso que torna o lugar especial, além, é claro, de abrir espaço para quem quer fazer o bem ao lugar. A presidente da Associação de Moradores não é nativa, mas se casou com um rapaz de lá e está fazendo um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir